top of page

WiN Brasil no Fórum Nacional de Transição Energética

Women in Nuclear Brasil é finalista no processo de eleição para o Fórum Nacional de Transição Energética

28 de março de 2025
WiN Brasil no Fórum Nacional de Transição Energética

A Women in Nuclear Brasil (WiN Brasil) alcançou uma importante conquista ao ser selecionada como finalista no Processo Seletivo Público para a composição do Plenário do Fórum Nacional de Transição Energética (Fonte) para o biênio 2025/2026.

Esse processo, promovido pelo Ministério de Minas e Energia (MME), visa garantir a representatividade de diversas instituições da sociedade civil em temas cruciais relacionados à transição energética, com foco na busca por soluções mais justas e sustentáveis para o futuro do Brasil. A eleição para os representantes ocorrerá em 15 de abril de 2025, por videoconferência, e a WiN Brasil será uma das instituições habilitadas a votar nas categorias de temas transversais: mulheres e mudanças climáticas e transição energética.

A WiN Brasil concorre ao cargo junto a outra organização de destaque, que também busca representar as pautas de gênero, justiça social, e a integração de mulheres na energia nuclear e outras fontes de energia limpa e sustentável. Essa posição representa um passo significativo na luta pela maior participação de mulheres no setor energético e, em especial, na indústria nuclear, um campo tradicionalmente dominado por homens.

O Fórum Nacional de Transição Energética busca envolver diferentes segmentos da sociedade, incluindo a academia, organizações da sociedade civil, movimentos sociais e sindicatos, na construção de uma agenda para a transição energética no país. A WiN Brasil tem contribuído ativamente para a promoção de debates sobre a importância de uma transição justa, com foco na diversidade e inclusão.

A próxima fase será a eleição, que ocorrerá no dia 15 de abril de 2025. Além disso, no dia 11 de abril, haverá uma reunião virtual para esclarecer o processo de votação e testar os e-mails cadastrados das instituições habilitadas.

Com muita alegria, a Gestão Diversidade & Inclusão compartilha essa conquista e segue acompanhando o processo de perto, com a esperança de que mais vozes de mulheres possam ser ouvidas nas discussões sobre o futuro energético do Brasil.

Saiba mais em https://www.gov.br/mme/pt-br/assuntos/noticias/mme-divulga-lista-de-instituicoes-da-sociedade-civil-que-disputarao-vagas-ao-plenario-do-forum-nacional-de-transicao-energetica

Por Nicéa Barreto - Comunicação WiN Brasil

bottom of page